Sunday, November 9, 2008

Trópico de Capricórnio



Em julho desse ano, encontrei um velho amigo, perambulando, nós dois, pelas ruas de Porto Alegre e não nos víamos desde os idos anos 80, quando trabalhamos juntos num musical criado pelo Geraldo Flach e logo depois, ele foi embora pra São Paulo.
Após o saudoso abraço, procuramos um lugar para viajar ao passado, onde atualizamos o presente, tentando descrever nossas trajetórias ao pé de um cafèzinho, uma ruga de tristeza surgindo ali, uma gargalhada despontando acolá, tecendo histórias íntimas e públicas.

Em uma rápida visita à cidade, para acertar seus ponteiros, Paulinho Oliveira (na verdade, Paulo Oliveira, mas na minha memória ficou esse nome, mais doce) me deixou seu lindo trabalho, o CD Trópico de Capricórnio, música instrumental de qualidade, criada, arranjada e executada por esse talentoso multiinstrumentista (sax alto e soprano, flauta, flautim, pife, triflu, wind-synth, percussão, teclados e programação... ufa, caramba, que potencial... rs).
Mas, para não o chamarem de guloso, ele repartiu o espaço do CD com alguns músicos convidados...

São oito faixas instrumentais, resultado do trabalho de um cara que andarilhou pelo Brasil e por meio mundo, fazendo música e para saber se aqui estou só louvando a obra de um amigo ou sendo imparcial nos meus elogios, confiram duas dessas faixas em: http://www.myspace.com/paulolliveira
Se gostarem e quiserem mais, dá para adquirir um disco lá mesmo, nesse endereço

Texto do encarte do CD:

"Quando, no início dos anos 80, cheguei a este pedaço de universo chamado São Paulo, em plena linha do Trópico de Capricórnio, talvez pressentisse, na ebulição de vida da metrópole paulista, as transformações que inevitavelmente aconteceriam em mim, como músico e ser humano.
Ao lidar com as novas tecnologias de produção musical, brotou espontaneamente nas composições, a mesma diversidade de sons, ritmos, aromas e sabores que tanto me têm fascinado, desde que aportei nessas terras tropicais.
Nesta colcha de retalhos tão coloridos procurei costurar esses quadros com a linha da improvisação (para que a alma não se perdesse). E, muitas vezes, me surpreendi quando esta linha conduzia a direção das idéias.
Trópico de Capricórnio é o registro musical de tempos muitos ricos em aprendizado, em música e em vida. E, agora, neste fim de ciclo e início de outros, uma só palavra me ocorre para definir meus sentimentos: gratidão.
Eu compartilho com vocês este sentimento. Namastê."


Trilha sonora indicada para aqueles que desejam escapar dos créus, tchans, popozudas, cachorras, égüinhas e outros bichos estranhos que têm conduzido a música brasileira.

2 comments:

Ísis F. said...

Realmente, nunca vou querer gostar desses "animalzinhos".
Vou escutar o CD, pode deixar... E o chocolatinho que dão nessa cafeteria é muito bom mesmo! rs.

Vera Falcão said...

Tomara que não, pq teu ouvido vai ficar prejudicado (e a massa cinzenta também...). Sim, to sabendo, já que tu sempre fila o meu, né?

Bjkas