Thursday, May 14, 2009

A Voz do Brasil

Quando Geraldo Flach tornou-se o diretor musical da gravadora Isaec (prédio na Senhor dos Passos, quase ao lado do Instituto de Artes do RS), os jingles passaram por uma transformação e receberam nova roupagem, obviamente com as características deste arranjador e pianista.
A gravadora também produziu muitos discos nessa época e o grupo formado para trabalhar com os jingles, participava igualmente dessas gravações - fiz muitos vocais em discos de música gauchesca, de cantores da noite, de músicos como Fernando Ribeiro e Luiz Eugênio.
Geraldo montou um grupo de qualidade, com instrumentistas e vocalistas que trabalharam juntos por muito tempo, criando coesão e camaradagem, o que levou-o a pensar na criação de um espetáculo - A VOZ DO BRASIL.
Foi um projeto ousado e de extrema qualidade, patrocinado pelo extinto Sulbrasileiro.
O programa do show era um jornal em cores, com fotos dos músicos (clicados por Leonid Strelaiev), depoimentos, as letras do repertório, coisa fina!



Estreamos uma pequena temporada - de 16 a 27 de julho de 1980 - no Teatro Renascença; surgiu a possibilidade de apresentações no interior, mas não se materializou - equipe muito grande, grande investimento...

"Esse espetáculo, A VOZ DO BRASIL, se propõe a documentar musicalmente os fatos que representam diversas situações e acontecimentos, os quais têm, ao longo do tempo, influído diretamente nas condições de vida das pessoas".

O Grupo (músicos) (em ordem alfabética):

Arthur Nestrowski - Violão e Viola
Bebeto Mohr - Bateria e Percussão
Clóvis "Boca" - Baixo
Fernando do Ó - Percussão, Harmônica, Violão e Efeitos
Geraldo Flach - Piano Acústico, Piano Elétrico Rhodes, Arranjos
Geraldo Schuller - Sax, Clarinete e Flauta
Joceli - Acordeon e Sintorquestra
Kazu - Voz
Malu - Voz
Paulo Oliveira - Sax Soprano e Flauta

O Roteiro:

1 - Abertura
O Guarani
O Descobrimento
Aquarela do Brasil
Querelas do Brasil

2 - A Terra
Asa Branca
Testamento
Roda Carreta

3 - O Êxodo Rural
Chegança

4 - O Problema Urbano
O Fumo
Vai Trabalhar, Vagabundo
Esse Sol

5 - A Violência
De Frente pro Crime
Batismo de Fogo
Americano
A Voz do Brasil
Pialo de Sangue

6 - A Família
Lero Lero
Em Cena
Aos Nossos Filhos

7 - A Sociedade
Comportamento Geral
Deus lhe Pague

8 - A Síntese
Desenredo

Todos os instrumentistas que atuaram no espetáculo faziam parte de uma nata de músicos - estrelas da constelação gaúcha. Os arranjos, muitas vezes, priorizavam o instrumental - nada a estranhar, sendo o projeto de um instrumentista e a presença de tantos talentos.
Talvez, por várias estrelas estarem dividindo o mesmo espaço apertado, houve um choque de egos entre Geraldo Flach e Bebeto Mohr, sendo que este último abandonou o projeto impulsivamente, no meio do caminho. Foi substituído pelo baterista Pezão (hoje no Papas da Língua), que obviamente pegou o bonde andando (sem tempo para ensaios), mas conseguiu "salvar a pátria".

Quanto a mim, tive uma experiência árdua - cantar Aos Nossos Filhos como música-solo foi uma tarefa hercúlea, principalmente por já ter sido gravada por Elis com sua interpretação marcante e ímpar...






Durante um ensaio



Cena do espetáculo (usávamos macacão de operário como figurino)

2 comments:

Anonymous said...

Oi!

Ex-cantora você nunca será!

Muito legal!!

Vera Falcão said...

<3 <3 <3