Friday, December 16, 2022

Gal e Erasmo nos deixam

Neste ano, tivemos duas grandes perdas do meio musical: GAL COSTA E ERASMO CARLOS.           

 Gal, com sua voz cristalina e inconfundível, partiu aos 77 anos, e ainda exercia sua profissão de forma ativa, fazendo shows continuamente. Desde a Tropicália, cantando com Gil, Caetano e Betânia nos Doces Bárbaros, passando pelas canções mais românticas e também às que mostravam toda a vitalidade do alcance de sua voz: Gal era uma caleidoscópio de interpretações, uma presença magnética no palco, um olhar e um sorriso marcantes: MEU NOME É GAL!  

De todas as canções do seu repertório que cantei, talvez a minha preferida seja FOLHETIM, seguida por OLHA, BABY, NÃO IDENTIFICADO, CHUVA DE PRATA, FESTA DO INTERIOR, AQUARELA DO BRASIL, NADA MAIS... São tantas e tantas composições maravilhosas!

Sua partida deixa uma grande lacuna na MPB, e a tristeza só ameniza por sabermos que podemos acessar o seu legado musical, que a eleva como uma das nossas grandes divas.

E um tempo depois dessa perda, novamente ficamos entristecidos: faleceu ERASMO CARLOS aos 81 anos, eternizado com o parceiro de RC, mas que na verdade era um talentoso compositor de músicas apenas suas, num estilo mais roqueiro e pessoal. Sua fama começou dentro da Jovem Guarda, onde virou o Tremendão, mas saiu dela e fez seu caminho com sucessos como MULHER, GATINHA MANHOSA, MESMO QUE SEJA EU, SENTADO À BEIRA DO CAMINHO, COQUEIRO VERDE, VEM QUENTE QUE EU ESTOU FERVENDO, MINHA FAMA DE MAU - que aliás, era fake, Erasmo era um querido, amado por todos, uma preferência nacional!

E assim ficamos mais pobres de gente boa e que nos encantava com sua arte. Que tenham feito uma passagem tranquila e agradecemos pela beleza que nos deixaram como herança, a cada momento que suas vozes nos trouxerem momentos de felicidade,



             

No comments: