Monday, November 8, 2010

Ana Mazzotti

Quem foi músico no RS, na década de 70, certamente conheceu o talento de Ana Mazzotti, cantora, instrumentista e compositora. Nascida em Caxias do Sul, vivendo muito tempo em Bento Gonçalves, foi líder do Conjunto Desenvolvimento (uns dizem que a grafia correta era Desenvolvymento) que animava bailes pelo Estado, ao lado do marido, o baterista Romildo. Os fãs também devem lembrar dessa preciosidade.
Eu estava começando a cantar em um conjunto e ouvia todos os músicos falarem do talento dela: era um modelo para cantoras iniciantes, timidamente despontando nos palcos de Porto Alegre...
Infelizmente, foi pro andar de cima muito cedo (em 1988, no auge da caminhada) e seu trabalho ficou resumido na gravação de 2 LPs - o Ana Mazzoti e Ana Mazzoti Ao Vivo - Festival de Verão do Guarujá 82.
Compôs música para Chick Corea, que a convidou para uma turnê pelos EUA; infelizmente não pode realizar essa viagem, pois faleceu: Grand Chick - maravilha que pode ser vista e ouvida nesse registro do youtube.




Depois de assisti-lo, acho que pode ser comprovado o seu potencial - voz incrível (lembra a sonoridade da voz de Elis), domínio do piano, balanço, jazz e pulsação.
Se aqui estivesse agora, certamente, seria uma estrela!

5 comments:

Anonymous said...

Talvés a Ana seja uma das mais injustiçadas artístas do mundo. Ela era fora de série,um gênio da música,que infelizmente a morte levou muito cedo. Mas o pouco que ela fez deixou bem claro o seu imenso talento e inspiração. Triste é ver que no Brasil poucos a conhecem e a mídia e as gravadoras a esqueceram. Um dia tenho certeza que a história vai colocá-la no seu devido lugar.

Vera Falcão said...

O blog homenageia, sincera e ardorosamente, essa estrela!

Anonymous said...

Gostei muito do seu blog, Vera.


Uma reparação: a Ana nasceu em Caxias do Sul-RS, na verdade ela foi morar em Bento ainda criança, onde chegou a trabalhar como professora de música.

Márcio de Souza
Cascavel-PR

Vera Falcão said...

Olá, Márcio, obrigada pela correção e por ter gostado do blog, volte mais vezes!

Silvia Meister said...

Estava aqui lembrando minha adolescência e resolvi pesquisar sobre aqueles que embalaram os bailes que frequentei em Porto Alegre e cheguei ao teu blog. Lamento a morte precoce da Ana.
Gente, que saudades... no início dos bailes, era anunciado: Ana Mazzotti e Desenvolvimento. Certamente os melhores bailes eram com eles e o conjunto Impacto. SOGIPA, Sociedade Ginástica Navegantes São João, Sociedade Gondoleiros... cenários da minha adolescência ao som maravilhoso de Desenvolvimento e Impacto. Saudades...